Billy Idol – Rebel Yell

PAPITOOO!!

 

 

 

 

 

 

 

Nome da banda: Billy Idol
Nome do disco: Rebel Yell
Data de lançamento: 1983, Chrysalis
Gênero: pop/rock new wave
Fator vergonha: 3/5
Momento vergonha plus: a letra da faixa “The Dead Next Door”. na verdade, a música toda. WRONG.

Billy Idol é o cantor poser por definição. O inglês fez parte da mesma turminha que gerou bandas como o Sex Pistols, The Dammed e Clash. Mas ao invés de acreditar piamente no ideal revoltoso que essas bandas pareciam levar como mote principal, Idol deve ter percebido rapidinho que o público da época só percebia isso como uma moda. Sua banda punk Generation X nunca chegou a ter reconhecimento na cena punk inglesa. Idol então se travestiu com a indumentária punk e a atitude de rapaz malvado e criou um pacote que também tinha música pop sintetizada e guitarras irritadas e muito bem posicionadas, que foi engolido pelo público americano do começo dos anos 80 em colheradas grandes.

Rebel Yell é foda. O disco já se inicia com a pilhadona faixa homônia, com seu clima de cena de perseguição de filme de John Carpenter. Sintetizadores e bateria eletrônica juntam-se a guitarra certinha de Steve Stevens, numa mistura de pop new wave e hard rock farofa. Esse clima, aliás, permanece durante várias outras faixas do álbum, como na excelente “Flesh for Fantasy” (com clipe igualmente excelente) e em “Blue Highway”. Rebel Yell também traz a icônica “Eyes Without a Face”, com toda a cafonice proporcionada por um coral de francesinhas cantando “Les yeux san visaaaaaaage”.


[repara nas palminhas da metade do clipe pra frente…. ]

Você fã de Sex Pistols e punk rock em geral deve torcer o nariz para o marrento Billy Idol. Sim, ele usurpou completamente toda a atitude punk. Mas ele que tá certo. Enquanto Malcolm Mclaren vestia garotos de cabeça frágil com roupas esfarrapadas como pequenas bonecas, ele construiu uma carreira com discos extremamente bacanudos, cheios de clichês maneiros e influenciando um monte de gente. Supla ta aí descolorindo o cabelo até hoje, pra você ver…

[MEDIAFIRE]

Esse post foi publicado em DISCOS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Billy Idol – Rebel Yell

  1. dani cruz disse:

    po, no terceiro colegial (e isso já foi em 2003) eu ouvia esse cd no meu DISCMAN todos os dias indo pra aula. AMO billy idol. o supla sonha em ser ele até hoje.

    • thiagolaf disse:

      hahah o shupla chupinhou TUDO do billy idol…. é até bizarro, se vc parar pra pensar….. eu tenho medo dele.

Deixe um comentário